terça-feira, 11 de julho de 2017

CRB do Vale do São Francisco é lançado


Na noite do dia 7 de julho foi lançado no SINDSEMP (Sindicado dos Servidores Municipais de Petrolina) o Curso de Realidade Brasileira (CRB). O evento foi realizado com uma mesa análise de conjuntura com o tema "A luta contra o golpe e a necessidade de um Projeto Popular para o Brasil". O assessor do debate foi Ricardo Gebrim, advogado em São Paulo, dirigente nacional da Consulta Popular e membro da Frente Brasil Popular, o qual também assessorou o curso nos dias seguintes, Nos dias 8 e 9 de Julho, aconteceu em Juazeiro no CETEP (Centro de Educação Profissional do Sertão do São Francisco) o 1º Módulo do curso com o tema "Formação Cultural e Étnica do Povo Brasileiro" a partir do livro "O Povo Brasileiro" de Darcy Ribeiro. 

Houve uma ampla participação de sindicalistas, movimentos sociais, de juventude, projetos de extensão, pastorais sociais, etc. Para Vanessa Gonzaga, militante do Levante Popular da Juventude, o CRB está sendo uma grande oportunidade para a militância conhecer a história do nosso povo e, a partir do entendimento profundo da realidade social brasileira, propor um Projeto Popular para o país, alternativo ao das elites.

Robson do Nascimento, dirigente do SINTEPE (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco), avalia que o curso tornou possível um grande encontro da militância de diversos municípios e setores sociais, o que possibilitou uma rica troca de experiências e possibilidades de traçar agendas comuns de lutas no interior da Frente Brasil Popular.






O Curso de Realidade Brasileira visa o estudo da realidade brasileira a partir de autores que pensaram o Brasil com originalidade e compromisso com a transformação social. Neste ano de 2017, o CRB terá uma abrangência estadual com a realização simultânea em cinco regiões de Pernambuco: Petrolina (e região do Vale do São Francisco), Afogados da Ingazeira, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Recife, cada qual com 6 módulos. Abaixo as datas dos módulos do CRB Petrolina:
  • 8 e 9 de Julho - 1º Módulo: Formação Cultural e Étnica do Povo Brasileiro (Darcy Ribeiro)
  • 12 e 13 de Agosto - 2º Módulo: Categorias básicas da economia política (Florestan Fernandes e Karl Marx)
  • 2 e 3 de Setembro - 3º Módulo: Formação social e econômica do Brasil: da colonização ao capitalismo dependente (Caio Prado Jr. e Celso Furtado)
  • 7 e 8 de Outubro - 4º Módulo: A questão Agrária no Brasil e a Luta pela terra (Jacob Gorender e João Pedro Stélide)
  • 11 e 12 de Novembro - 5º Módulo: A questão Urbana no Brasil, trabalho, movimento sindical e urbano (Milton Santos, Ermínia Maricato, Armando Boito, Márcio Pochmann)
  • 2 e 3 de Dezembro - 6º Módulo: A Revolução Brasileira e o Projeto Popular (Florestan Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário